Com a Pandemia de Coronavírus (COVID-19), muitas gestantes estão preocupadas e cheias de dúvidas. Apesar de ter surgido relativamente há pouco tempo, já existem muitas pesquisas sendo feitas a respeito do novo Coronavírus.
Claro que ainda é cedo e não se sabe todas as respostas. Mas, por hora, podemos dizer que as grávidas não estão entre o grupo de maior risco. Além disso, é improvável que haja transmissão para o feto ou que o vírus cause alterações congênitas ou problemas no desenvolvimento fetal.
Também não há evidências de que a doença possa aumentar as chances de aborto ou de partos prematuros. Os cuidados gerais de prevenção são os mesmos para qualquer outra pessoa.
Portanto intensifique os hábitos de prevenção recomendados: higienize as mãos (com água e sabão ou álcool em gel), proteja o rosto quando tossir ou espirrar (usando o antebraço ou lenço descartável), evite lugares fechados e aglomerações e quando precisar sair, use máscara o tempo todo.
E siga a principal recomendação: só saia de casa se for extremamente necessário.
Outra dúvida freqüente, é a respeito da amamentação.
A boa notícia é que o vírus não foi identificado no leite de mães infectadas e a amamentação parece ser segura para o bebê e, portanto, é recomendado que não seja interrompida. O que se deve fazer é intensificar as medidas de higiene e restringir ao máximo as visitas.
– Lave as mãos antes de tocar no bebê, na bomba extratora de leite, na mamadeira ou em qualquer objeto que possa entrar em contato com o bebê;
– Use máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) durante todas as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação;
– Após a mamada, descarte a máscara. Utilize uma nova máscara a cada nova mamada.
Caso seja diagnosticada com a COVID- 19, tire todas as suas dúvidas com seu médico e fique de quarentena!