GINECOLOGIA

COMO É MEU TRABALHO COMO GINECOLOGISTA?

A palavra “ginecologia” vem do grego gyne “mulher” e logia “estudo”.

Muito mais que uma estudiosa das afecções da mulher, sou a médica responsável pela orientação e acompanhamento da trajetória da vida da minha paciente, auxiliando no seu autoconhecimento, prevenção, diagnóstico e tratamento de possíveis doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino (genitais externos, vagina, colo, útero, tubas uterinas, ovários) e mamas.

É na consulta ginecológica que a mulher terá conhecimento sobre como seu organismo funciona e como deseja conduzir o que a afeta, por exemplo a escolha do método anticoncepcional mais adequado, o entendimento de como é seu ciclo menstrual e os sintomas que apresentará nas diversas fases de sua vida, da adolescência, à fase adulta e menopausa.

Além de orientações a respeito de medidas preventivas para melhoria da qualidade de vida, com ênfase em cuidados com uma alimentação saudável, prática rotineira de atividade física, vida sexual satisfatória e bem-estar emocional.

Esse é meu propósito!

QUANDO É PRECISO AGENDAR A CONSULTA GINECOLÓGICA?

O ideal é que a consulta ginecológica deve ser realizada anualmente, a partir da primeira menstruação da mulher de maneira geral.

As consultas podem ser de rotina para avaliação da saúde da mulher como um todo, coleta do exame de Papanicolaou (pesquisa de lesões que podem levar ao câncer de colo de útero), exame físico ginecológico e das mamas.

Além disso, há sinais e sintomas que necessitam de avaliação precoce como sangramento vaginal aumentado; corrimentos associados a coceira, odor fétido; dores na região pélvica, dor na relação sexual; nódulos nas mamas entre outros.